Video on Demand – VoD

Video on Demand – VoD

Video on Demand - VOD

* Atualizado em 31/05/2019

* Por Redação WebTelevisão

Video on Demand - VODO Video on Demand (vídeo por demanda) ou simplesmente VOD é um sistema interativo que permite ao usuário selecionar filmes e seriados de forma interativa. Ele funciona como uma locadora virtual e traz comodidade para os cinéfilos de plantão, pois permite assistir o filme no conforto do lar. O VOD pode ser usado em qualquer dispositivo que tenha conexão a internet, como por exemplo: smart TVs, notebooks, Xbox, Play Station 3 e 4 e Nintendo Wii.

Diferença entre locadora virtual e locadora online

O VOD é uma locadora virtual, o que é diferente de locadora online, como a Blockbuster. As locadoras online que ainda existem (bem poucas hoje em dia), reservam filmes pela internet e fazem a tele-entrega do material físico em casa.

Video on Demand - Vod Como funciona o Vídeo on Demand (VOD)

Para assistir filmes em casa pelo sistema VOD, o usuário precisa se cadastrar no site que oferece o serviço, realizar o pagamento do pacote ou do filme individual.  Pronto só resta fazer a pipoca.

A visualização dos filmes e seriados funciona semelhante a um vídeo cassete, ou seja, é possível avançar, retroceder ou pausar.

Tipos de transmissão

O VOD é dividido tem dois tipos de transmissão, que são:

Video on Demand - transmissão centralizada

  • Centralizada: quando os arquivos são hospedados em um único servidor onde os usuários acessam de diversos pontos. O servidor fornece os dados e o cliente decodifica e toca o vídeo. Esta é a forma mais comum de Video on Demand, utilizada pelos sites Netflix, Saraiva Digital, Blopix e FOX on Demand, por exemplo.
  • Video on Demand - conexão descentralizadaDescentralizada: neste formato não existe diferença entre cliente e servidor, isto é, não existe um padrão. Os próprios clientes participam ativamente “uppando” filmes para outros participantes acessá-los. Geralmente este tipo de VOD é aplicado em fóruns fechados ou comunidades específicas na web.

VOD x Locadora

O sistema Vídeo on Demand cresce a cada dia, pois oferece um maior custo/benefício em relação às locadoras tradicionais, tendo em vista o deslocamento do cliente, consumo de combustível, tempo para esta locomoção e o prazo de entrega do DVD. A média de assinaturas em locadoras virtuais gira em torno de R$18 por mês, onde o cliente tem acesso a 10 horas de material, o que dá quase cinco filmes.

Video on Demand - VoD

WebTelevisão

1 comentário até agora

Por que ter um canal de vídeos e filmes religiosos? | EiTV CLOUD | Blog Publicado em1:47 pm - Oct 4, 2017

[…] tantas maneiras de disponibilizar o seu conteúdo, surgiram os Vídeos OnDemand, uma forte tendência nos dias de hoje e que várias empresas do ramo televisivo estão […]