Tipos de televisão

Quer saber quais os principais tipos de televisão e as suas respectivas vantagens? Como já foi dito anteriormente neste post, para cada tipo de necessidade há um tipo de televisor.

Separamos os tipos de televisão de acordo com a natureza da tela, que é como elas são comumente categorizadas. 3D, Full HD, TV digital e smart TV são tipos de tecnologias e funções atribuídas aos televisores, independentemente do tipo da tela.

Tubo

A televisão de tubo é nossa velha conhecida. Mesmo com a evolução dos televisores, quando o assunto é TV são elas que primeiro vem à nossa mente. São quadradas, possuem menos funções, resolução da imagem inferior e não possibilita muito a convergência com outros dispositivos como as TVs atuais.

Plasma

Na tela de plasma cada pixel é formado por um conjunto de três células contendo partículas de fósforo que emitem luzes de cores diferentes. Por ter formato retangular (widescreen 16:9), as TVs de plasma são ótimas para assistir DVD e transmissões digitais. Quando a programação é transmitida em formato padrão (4:3) é provável que apareçam duas faixas pretas laterais (imagem abaixo). Uma dica seria ampliar o zoom da imagem, o que pode acarretar na perda da qualidade.

Em casos em que as imagens são muito estáticas, a TV de plasma não é recomendada por causa do efeito burn-in, que provoca manchas na tela quando uma imagem fica parada por muito tempo.

TV LCD

As TVs de LCD têm tela de cristal líquido e trabalham com luz fria, que prejudica menos a visão humana, causando menos irritação nos olhos devido à exposição constante ao brilho da televisão. A LCD é mais indicada para lugares onde há muita luminosidade.

TV LED

As TVs de LED são, na verdade, televisores com painel de LCD, mas com iluminação traseira de luzes de LED (na maioria dos modelos). Esses televisores são os que proporcionam melhor resolução da imagem, cores mais vibrantes, sem contar que costumam ser mais finos, mais leves, mais duráveis e no quesito design são as TVs mais bonitas.

Painel de LCD com iluminação LED

As TVs de LED geralmente concentram a maior parte das tecnologias mais recentes, como o 3D, conectividade e Full HD, e, por serem fabricadas em tamanhos maiores, o tempo de resposta costuma ser menor.

dois tipos de TV de LED, as que utilizam a tecnologia do “escurecimento local” e as “iluminadas pelas bordas“. No primeiro tipo as luzes de LED ocupam toda a tela da TV. E, no segundo tipo, os LEDs são fixados nos quatro lados da televisão e a luz é projetada para o centro da tela.

TV OLED

Na tela de OLED ocorre o seguinte: ao contrário da TV de LED, cada ponto que compõe a imagem produz sua própria luz, o que elimina a necessidade de um backlight, possibilitando uma tela mais fina e com menor consumo de energia. Esses modelos proporcionam contrastes mais marcantes, cores mais fortes e gastam menos energia. O ângulo de visão é ótimo, de 180°.

A OLED ainda é uma tecnologia recente para televisores, há poucas marcas e poucos modelos disponíveis no mercado, sem contar que os preços ainda estão muito elevados. Essa tecnologia já é utilizada em alguns smartphones e, de acordo com o que pesquisamos em blogs especializados, as TVs de OLED têm um futuro promissor no mercado de televisores. É esperar para ver.

TV Portátil

Que tal poder assistir ao final da novela ou do Brasileirão no metrô ou no ônibus? Com uma TV portátil isso é possível. Esse modelo funciona a bateria, oferece total mobilidade, recebe sinal digital e, dependendo do modelo, pode ser acoplada no painel dos automóveis. Boa tarde dos modelos de TV portátil recebem sinal digital e são Full HD.

Fonte: Acidez Mental, C.World, Melhor TV LCD, How Stuff Works, HT Fórum,

Veja artigos relacionados

Comentários (4)

Luis Sergio says:

Li achei o assunto bastante esclarecedor, muito bom…

Tecnoeletros says:

adorei este artigo,tem muitas informações que eu ainda não conhecia. Sabe dizer se alguma marca de televisor ja usa esta tecnologia OLED?

Ynho Foxx says:

Só faltou o nome do autor 😛

Achei muito legal essa matéria. Ela dá uma boa ideia geral das diferenças entre os tipos de televisores. E gostaria de tirar uma dúvida.

Eu tenho um televisor Tela Plana Ultra Slim Semp 29 Polegadas. Tem duas entradas de vídeo composto e uma entrada de vídeo componente. Eu comprei um conversor de HDMI x Vídeo Componente, para conectar um Blu Ray Player. Não funcionou, embora desse para escutar o áudio, comprovando que o Player e o cabeamento estão bons. Levei para testar numa TV de Led com entrada de Vídeo Componente e nele funcionou normalmente. Qual seria o motivo de não funcionar na Semp? Seria resolução? Existiria algum macete para conseguir fazê-la funcionar com o conversor?

A propósito, eu sei que a entrada de Vídeo Componente esta funcionando porque nela funciona o meu LD Player, que fica com uma imagem ótima.

Agradeço toda e qualquer informação e sua atenção.

Anderson Gomes

Deixe o seu comentário!