Televisões em espaços pequenos

Os apartamentos estão cada vez menores devido ao crescimento populacional e desenvolvimento das grandes cidades. Assim como o resto dos cômodos, a sala de estar, onde geralmente fica a televisão, acaba perdendo espaço. A melhor alternativa são os projetos sob medida e dentro deles a TV deve estar alinhada com a necessidade dos moradores. Confira algumas dicas que separamos para nossos leitores sobre como utilizar a televisão da melhor maneira possível em espaços compactos.
A ideia de juntar decoração e planejamento pode resultar num ótimo projeto, sendo possível até instalar um home theater.

Metragem geral das salas
É recomendado que sejam realizados testes com diferentes tamanhos de telas. Se o consumidor optar por uma TV exageradamente grande, poderá “poluir” o ambiente que já é racionado por si só. Para a instalação de um home theater é necessário, no mínimo, 10m², sendo que no geral as salas medem entre 15m² e 20².

A preferência dos arquitetos fica com os modelos de televisão Full HD por apresentarem menor distância entre os pixels (pontos que forma a imagem). A maioria dos aparelhos vem equipado com a tecnologia Full HD e alguns deles já possuem transmissão em 3D. Como dissemos neste post, imagem 3D é a preferência de um grande grupo de brasileiros.

Para os ambientes entre 10m² e 15m² o aconselhado são trelas de 40 a 43 polegadas, mas tudo depende da finalidade do projeto. O importante é que a decoração do ambiente seja confortável aos olhos e funcional para os moradores, visto que a distância do aparelho também interfere na qualidade da imagem, conforme dissemos neste texto.

Em alguns casos os arquitetos optam por pendurar as televisões em barras giratórias possibilitando o uso em dois ambientes. Ou então uma estante vazada que separa ambientes e compartilha a televisão que é giratória como mostra a foto.
Pendurar a televisão na parede é uma ótima alternativa, eliminando o uso dos racks. Como já falamos neste post, é possível encontrar suportes que mantêm a TV a apenas 2 cm da parede. Se o projeto for para um ambiente extremamente compacto é interessante providenciar dutos para que os cabos sejam escondidos, evitando interferências no resto da decoração.

Home Theater
Se houver a instalação de um home theater é interessante que o arquiteto e o instalador troquem informações, afinal de contas o home theater é um investimento alto e deve estar projetado de forma eficaz. A troca de informações entre os dois profissionais consiste em ajustar medidas de móveis e aparelhos, a fim de evitar superaquecimentos (algo habitual). Pendurar as caixas de som na parede é uma alternativa que poupa espaço na hora da instalação do sistema de áudio.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!