O que é uma smart TV?

O que é uma smart TV?

* Atualizado em 31/05/2019

* Por redação WebTelevisão

Se há alguns anos o tipo e o tamanho da tela eram os itens mais importantes para se considerar na hora de escolher um televisor, agora os consumidores buscam TVs com acesso à internet, com jogos, serviços de streaming e outros serviços de interatividade. É aí que entram as smart TVs (smart quer dizer “inteligente”), também chamadas de TVs conectadas ou TVs inteligentes.

Mas o que é uma smart TV?

As smart TVs possuem propriedades similares as dos computadores. Navegam na internet com conexão wi-fi ou via cabo, são capazes de executar centenas de aplicativos, jogos, transmissão de conteúdo online (o tal streaming), acesso a vídeos on demand (por demanda), dentre outras várias funções específicas que podem variar de marca para marca e de modelo para modelo.

E como funciona a smart TV?

Esses modelos de TV reúnem as vantagens da internet e as já conhecidas funções da televisão, atribuindo uma gama maior de funcionalidades ao seu aparelho. Você pode acessar o seu perfil do Facebook ou ver um vídeo no YouTube através da televisão. Pode também baixar música, aplicativos, fazer streaming de filmes, compartilhar conteúdos , conversar com um parente que mora longe através do Skype, etc.

É essencial, portanto, que você possua acesso à internet no local de instalação da smart TV, que vai poder acessar a rede de três modos: Wi-Fi Integrado, Wi-Fi Ready ou Lan.

  • Wi-fi Integrado: É quando a televisão já possui o receptor de sinal embutido, o que é o padrão hoje em dia.
  • Wi-fi Ready: Quando a TV precisa de um aparelho receptor externo para captar o sinal de rede, mais comum em TVs um pouco mais antigas.
  • Lan: Quando o televisor precisa que você conecte o cabo de rede diretamente nela, que era o padrão nas primeiras televisões com acesso à internet, portanto, as mais antigas do mercado.

Samsung Smart TV

Vantagens

  • conectividade;
  • interatividade;
  • maior gama de serviços e opções;
  • imagem de alta resolução, com maior contraste;
  • entradas HDMI e USB;
  • controle remoto/console que permite melhor manuseio e navegação em conteúdos interativos.

Basicamente, é como ter um computador em forma de TV. É claro que não falamos da mesma praticidade de um notebook, mas uma televisão com navegador e redes sociais promove a interatividade entre nossos focos de atenção. Numa época como a de hoje, estamos sempre divididos entre assistir algo, absorver conteúdo e emitir opiniões online, e a smart TV possibilita essa interação. Além de, claro, oferecerem um cardápio vasto para que o consumidor possa escolher como e quando quer interagir com algum conteúdo – streaming, on demand, mídia digital etc.

Porque outra vantagem da smart TV é oferecer acesso de tudo que é tipo: USB, HDMI, MHL. Logo, podem ser conectados a ela outros aparelhos, computadores, pen-drives etc.

Preço

As smart TVs são o que há de mais moderno quando o assunto é televisão. Como a interatividade nos televisores ainda depende de muitos fatores (set-top boxes, consoles multifuncionais, ), as smart TVs ainda têm valor de mercado muito elevado em relação aos outros modelos. Para ajudar você na pesquisa de preços, acesse nosso comparador.

WebTelevisão

1 comentário até agora

Juliano Cesar Chumann Publicado em7:44 pm - Apr 7, 2018

A interatividade e conectividade são as grandes vantagens da Smart TV. Apesar disso, é importante dizer que a Smart TV não tem como objetivo substituir o computador, porque usa a internet prioritariamente como uma ferramenta de entretenimento e não como um instrumento de trabalho.