Qual o significado do símbolo da Rede Globo?

Qual o significado do símbolo da Rede Globo?

  • Atualizado em 02/04/2019
  • Por Redação WebTelevisão

Todo mundo já se perguntou o que significa o símbolo da Rede Globo. E a resposta é mais simples do que você pensa, sabia disso? Claro que há diversas interpretações, como veremos abaixo, mas resumindo…

Basicamente, o logotipo mostra o planeta Terra (esfera maior), a tela de uma televisão (imagem retangular) e a Terra sendo mostrada na tela da televisão (esfera menor). 

Nada que exija um grande esforço no pensamento, não é mesmo? Mas fala aí, você sabe quem foi o criador dessa ideia?

Quem criou o símbolo da Rede Globo

Esse símbolo foi criado pelo designer Hans Donner e é usado pela Globo desde os anos 70. Vale lembrar que, antes disso, em 1965 (ano de sua inauguração), o logo era em preto e branco e carregava traços retos, bem diferente do logo que veio depois.

Olhando a imagem abaixo e suas evoluções, percebe-se que algumas mudanças foram feitas ao longo do tempo, principalmente em suas cores e na textura, mas sem alterar a estrutura original de Donner:

Evolução dos logos da Rede Globo

Em 2014, última atualização do logotipo até então, os tons metálicos escuros foram substituídos pela cor prata nas esferas, resgatando as referências do logo lançado em 1975, sem muitos detalhes em ambos os círculos. As cores também passaram a ter novos tons, se tornando mais frias e seguindo a tendência “clean”, onde o menos é mais:

simbolo-rede-globo-atualizado

Logotipo atual da Rede Globo (2014)

Mas afinal, qual a interpretação desse símbolo?

Ok, agora que você descobriu o significado de cada item que forma o famoso símbolo da Rede Globo e sua evolução, avançamos em mais um tópico: Qual será a mensagem que isso quer passar? Existe alguma interpretação oficial?

Embora algumas pessoas espalhem que o símbolo da Globo tem um significado subliminar, e muitas até acreditando que haja uma mensagem satânica, a maior emissora do Brasil nunca se manifestou oficialmente sobre a interpretação do seu logo, deixando o entendimento em aberto sem um sentido único. 

Mas não podemos deixar de afirmar que, mesmo simples, é uma ideia muito criativa e por que não até mesmo filosófica: o homem, com a evolução da tecnologia, vê o mundo e tudo o que o cerca diante da TV, inclusive a si mesmo, por fazer parte da esfera global.

Talvez essa ideia tenha inspirado o famoso slogan da Rede Globo: “A gente se vê por aqui”. Você conhece, já viu ou interpreta o simbolo com um outro significado? Compartilhe sua ideia com a gente nos comentários abaixo.

WebTelevisão

6 Comentários

Ederaldo mortari Publicado em12:55 pm - May 19, 2018

Pelo amor de Deus eu tenho um filme baseado em casos veridicos queria passar ele pra voceis ai

Regis Paulichi Publicado em6:20 pm - Aug 22, 2018

O símbolo da Rede Globo nada mais é do que a tela de filmagem das câmeras de televisão, as câmeras profissionais, simplesmente o formato do visor!

Regis Paulichi Publicado em6:21 pm - Aug 22, 2018

A parte da frente da câmera , onde se falta a imagem.

    Regis Paulichi Publicado em6:22 pm - Aug 22, 2018

    Onde é captada a imagem

João Roberto Avila Goulart Publicado em6:23 pm - Mar 25, 2019

Parabéns Rede Globo em termos jornalistico nota 10 voces são os melhores do Brasil

    Maria Publicado em8:46 pm - Mar 29, 2019

    E o conteúdo jornalístico um lixo: recheado de mentiras e distorções da realidade.