Qual a diferença entre 2k, 4k e 8k

A diversidade de transmissão de imagem é muito grande. Hoje temos no mercado as transmissões em HD (High Definition), Full HD, 2K e 4K, que são mais comuns nos cinemas.  Porém, mais recentemente, muito tem se especulado sobre a tecnologia 8K, a qual promete revolucionar tudo o que já vimos quando o assunto é qualidade de imagem.

Mas pra quê tanta tecnologia? O que muda?

A resolução HD, de 1280×720, é facilmente encontrada em câmeras, filmadoras, smartphones, notebooks e televisões. Um pouco mais a frente, vem o Full HD, que trabalha com a resolução 1920×1080. Até então são as duas resoluções mais utilizadas. Saiba mais sobre as diferenças destas duas neste post.

Vamos às novidades

Resolução 2K

A resolução 2K é de 2048 x 1080 e essa transmissão foi instituída pelas maiores empresas de cinema de Hollywood no final dos anos 90. Em meados dos anos2000 atecnologia 2K já estava em ação nas telas de cinema digital.  A transmissão 2K está disponível em pouquíssimos aparelhos de televisão, pois como foi dito antes, foi direcionada às produções de cinema e poucas emissoras investiram nessa técnica.

Resolução 4K

A 4K muda os parâmetros de exibição de imagem classificando a resolução em 4096 x 2160. Isto é, sua qualidade é quatro vezes maior que as TVs Full HD atuais. Em2007 atecnologia 4K já rodava em salas de cinema mundo afora, e atualmente algumas emissoras internacionais já disponibilizam programação em 4K. Dentro dessa classificação já é possível ter acesso ao 4k através de softwares específicos disponíveis em alguns sites. A Sony foi a primeira empresa a lançar os monitores e televisores 4K , e no ano passado lançou câmeras filmadoras já equipadas com essa tecnologia. Acredita-se que dentro de três ou quatro anos a 4K estará disponível no mercado.

TV com resolução 4K da LG

Resolução 8K: qualidade como você nunca viu

Oferecendo absurdamente 7680 x 4320 de resolução, a tecnologia 8K definitivamente promete revolucionar tudo o que conhecemos sobre qualidade de imagem. Também conhecida como UHDTV (Ultra High Definition Television) ela oferece 16 vezes mais qualidade do que o resto das transmissões. Contudo, ela só poderá ser realmente percebida por uma tela grande. Ou seja, nem pensar usar uma TV de tubo para ver uma imagem de 8k.

A 8k ainda não está disponível no mercado brasileiro e o seu lançamento oficial foi feito pela Sharp durante a CES 2012. A empresa japonesa desenvolveu uma tela protótipo de 85 polegadas para expor aos visitantes da feira, que se mostraram entusiasmados com a qualidade de imagem proporcionada pela 8K. Esta projeção será destinada para aplicações comerciais.

tv 85 polegadas sharp com tecnologia 8k

Fonte: Techtudo

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!