Por que o celular dá interferência na TV?

Por que o celular dá interferência na TV?

  • Atualizado em 02/04/2019
  • Por Redação WebTelevisão

Deixar um celular próximo da televisão dá interferência e se isso acontecer por muito tempo pode danificá-la. Todo mundo que já deixou o smartphone do lado da TV e recebeu uma ligação/notificação já deve ter percebido como isso acontece.

Mas por que isso ocorre? A explicação é bem simples: esse efeito acontece porque tanto o celular quanto a TV (no caso a TV de tubo) ou outros dispositivos emitem ondas eletromagnéticas, que ao entrarem em contato geram interferências e distorções no som e na imagem da televisão. Saiba como funciona a televisão.

Por isso quando você movimenta o celular próximo da TV analógica, as imagens ficam meio fantasmagóricas. Quanto maior o tempo de exposição, maiores serão os danos causados: as ondas emitidas pelo celular pode acabar magnetizando o tubo da TV, fazendo com que as distorções das imagens sejam permanentes.

E a TV Digital? Sofre interferência?

tv-digital-interferencia-4g

Para quem pensa que o sinal da TV Digital está imune às interferências, isso não é verdade, apesar dele ter inúmeras vantagens em relação à analógica. Entre os problemas mais comuns estão as imagens quadriculadas, estalos no som, chiados ausência completa do vídeo e do áudio ou até mesmo a inexistência de canais. Vejamos como isso acontece e quais as possíveis influências:

Torres de Telefonia

Nas regiões onde o sinal da TV analógica já foi desativado, por exemplo, as torres de telefonia celular podem utilizar a faixa dos 700 MHz para transmitir o sinal de Internet 4G. Apesar de essa banda ser considerada a indicada para transmissões de alta velocidade, ela também está muito perto da faixa utilizada pela TV Digital, o que pode resultar em interferências na captação de ambos os sinais.

Por isso, a Anatel admite que os dispositivos podem entrar em conflito em casos assim e recomenda a utilização de filtros nas antenas da TV, a fim de melhorar a recepção do sinal. Apesar disso, não se sabe sobre ocorrências de interferência no sinal Digital no Brasil que estejam diretamente relacionadas às torres de telefonia celular.

Smartphones

Mesmo que você more a quilômetros de distância das antenas de telefonia celular, outros fatores podem contribuir para que o sinal 4G cause alguma interferência na captação da TV Digital, incluindo o seu próprio smartphone ou tablet. Isso acontece porque muitos desses aparelhos também operam na faixa dos 700 MHz e, apesar de não ocasionarem problemas em grande parte dos casos, podem tornar mais difícil a captação de sinal das TVs que possuem antenas internas.

Porém, nessas situações, a interferência só acontece quando o aparelho está muito próximo da antena ou televisor, assim como nas TVs mais antigas. Portanto, basta manter o dispositivo afastado da TV para não correr esse risco.

WebTelevisão

3 Comentários

Agniclecio de Jesus Dias Publicado em6:47 pm - Dec 2, 2014

Por favor, gostaria de saber se tem com evitar a interferência do celular diante da minha TV que é de LED???
Desde já muito obrigado!!!!

Manoel Publicado em10:19 am - Feb 4, 2018

O q aconteçe com a tv lcd quando colocamos o celular perto da tv

Paulucci Publicado em11:00 pm - Nov 10, 2018

Adorei a dica. E gostaria de saber. Tenho uma tv led Samsung e minha filha um celular também samsung. Quando a tv esta ligada em qualquer canal e minha filha conecta no yuo tube a tv automaticamente faz o o mesmo. Sai do canal que estava e entra no yuo tube. Por que isso acontece.