Pesquisa aponta que televisão é preferência da maioria

Na última semana, o Instituto Pró-Livro divulgou dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”. A análise entrevistou mais de cinco mil pessoas em 315 municípios, e os resultados informam que assistir televisão no tempo livre ainda é a preferência da maioria dos brasileiros, somando 85% das intenções.

Em seguida aparecem, escutar música ou rádio (52%), descansar (51%) e reunir-se com amigos e a família (44%). Cada entrevistado escolheu até cinco opções para resposta. A pesquisa fez um comparativo de 2007 até 2011 com os dados recolhidos. Enquanto assistir televisão continua no topo da tabela, por outro lado, a leitura caiu de 36% para 28% respectivamente, registrando o sétimo lugar nas intenções do levantamento. Mesmo assim, 64% dos entrevistados afirmaram que a leitura é uma “fonte de conhecimento para a vida”.

Outro dado curioso é o índice de pessoas que preferem navegar na internet durante o tempo livre, que subiu de 18% para 24% entre 2007 e 2011. Provavelmente, você que está lendo este post questionará o interesse na internet no tempo ocioso, no entanto, a televisão ainda é a companheira da grande maioria dos brasileiros.  Dentro dessa pesquisa é possível levantar duas questões a serem discutidas:

  • A queda no interesse pela leitura, isto é, o povo afirma saber da importância de livros, jornais e revistas, mas não o faz.
  • E a baixa qualidade da programação da TV aberta no Brasil. Ou seja, cabe a população criar um filtro para aprimorar seus conhecimentos acerca do mundo televisivo.

Fonte: Agência Brasil

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!