Perdemos ¼ da atenção em filmes legendados, diz pesquisa

Perdemos ¼ da atenção em filmes legendados diz pesquisaQuando assistimos à um filme legendado perdemos 25% das informações da trama em função da leitura das legendas, é o que aponta um estudo realizado em maio deste ano pelo professor da FGV, Marcelo Peruzzo. Isto acontece por que estamos concentrados nas frases e acabamos perdendo informações de cenário e personagens, o que interfere na interpretação final do filme.

Durante o estudo, Peruzzo aplicou a técnica de Eye Tracking, ferramenta de neuromarketing que registra os movimentos do globo ocular. Os telespectadores tiveram o comportamento analisado pelo sistema em exibições dubladas e legendadas. A pesquisa contou com cerca de 60 alunos da União Educacional de Cascavel, Paraná.

Atenção dividida

Ao contrário do que muitos pensam, filmes legendados auxiliam pouco no aprendizado de outro idioma, pois, segundo o estudo de Marcelo Peruzzo, nosso cérebro gasta ¼ do tempo decifrando as mensagens das legendas. Este processo causa um determinado “estresse” no usuário. Teoricamente, em filmes dublados, o conteúdo é transmitido de forma mais eficiente, mesmo que o áudio não seja fiel. Quem prefere as versões originais e deseja melhorar o inglês, recomenda-se assistir sem legendas para aperfeiçoar o listening.

Confira o vídeo demonstrativo onde são marcadas as áreas de visão
E você prefere qual versão? Dublado ou legendado?

Fonte: Super Cérebro e Techtudo

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!