O que é closed caption?

Closed Caption e audiodescrição tornam a televisão mais acessível

Imagem: Uol Tecnologia

Closed caption é o nome dado àquela legenda que reproduz o que as pessoas falam na televisão. Sabe aquelas letrinhas que vão aparecendo na TV de acordo com o que está sendo dito? Então, isso é o closed caption.

Em princípio, esta ferramenta foi desenvolvida para que deficientes auditivos pudessem assistir televisão e entender o que estava passando na telinha. Em locais onde há muito barulho, como em aeroportos e restaurantes, é muito comum a utilização deste recurso.

Como o closed caption funciona?

A transmissão com closed caption pode ser feita de duas maneiras: manualmente ou automaticamente. No modo manual, geralmente utilizado em transmissões ao vivo, uma pessoa (estenotipista) é responsável por digitar as informações em tempo real, em uma máquina chamada estenótipo. Já no modo automático a transcrição é feita com a ajuda de softwares que capturam o que é dito nas cenas.

Para você entender melhor como funciona o closed caption, assista as reportagens abaixo.

 Audiodescrição

Outro recurso que pode ajudar pessoas com deficiência a terem acesso à televisão é a audiodescrição, que é a narração de cenas de filmes, novelas, telejornais, peças publicitárias, desenhos, etc.

Ainda pouco utilizada no Brasil, a audiodescrição estimula a imaginação daqueles que não podem enxergar ou que enxergam com dificuldade. Com este recurso, cada gesto, cada movimento, cada detalhe relevante para a cena é relatado através do narrador, que deve ter uma voz neutra e sem muitas exaltações para evitar que a sua voz seja confundida com a de um personagem envolvido na trama.

A audiodescrição “contribui para a percepção e a compreensão de conteúdos visuais por pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com dislexia e idosos com baixa acuidade visual (Blog Com Audiodescrição)”. Dessa forma, este recurso também ajuda a promover a inclusão, o acesso à informação e a independência de pessoas com deficiência visual, já que com a audiodescrição elas não precisarão mais de outros para narrarem o que está passando na tela da TV.

Fonte: TecMundo, Audiodescrição em vídeo, Com Audiodescrição

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!