MTV: televisão diferenciada

Viver sem música é praticamente impossível, independente do estilo musical que a pessoa curta. Desde os primórdios, a música nos acompanha nas mais variadas tarefas do cotidiano alimentando nossa alma, seja quando estamos felizes ou tristes. Como prova disso, a pessoa que está escrevendo este texto está com o fone no ouvido.
Hoje, dia 21 de junho, é celebrado o Dia da Música. E para comemorar esta data o Portal Web Televisão irá falar sobre a MTV (Music Television) um canal voltado diretamente ao mundo musical.

Nascida em de 1 de agosto de 1981 na cidade americana de Nova Iorque, a MTV veio com o propósito de transmitir videoclipes de gêneros variados 24 horas por dia em sua programação, que era conduzida pelos chamados VJ’s (Vídeo Jockeys). Porém, com o passar do tempo outros programas foram incluídos na emissora dando espaço aos famosos reality shows e programas de comportamento.

O canal se caracterizou pelo estilo e linguagem irreverentes, o que fez da MTV um ponto de referência musical para artistas e fãs. Hoje, ela está espalhada pelo mundo inteiro, presente em 164 países com o objetivo de adaptar a programação das filiais conforme o estilo de cada país.

Conheça o GNT, canal voltado para as mulheres.

A MTV Brasil chegou em 20 de outubro de 1990, sendo a terceira filial criada pela rede, atrás apenas da MTV EUA e MTV Europa. O canal pertence ao grupo Abril de comunicações e é sétima maior emissora do país. Além disso, a MTV é a quinta emissora mais admirada no Brasil, segundo a revista publicitária Meio & Mensagem.
As reformulações na emissora são constantes, quase sempre anuais, no qual o formato despojado é sempre posto em evidência. Mas nem só de clipes e enlatados vive a MTV. A emissora possui quatro importantes premiações mundiais, que são:

  • VMA (Video Music Awards): um dos maiores eventos da música americana que acontece todo ano. O troféu tem a forma de uma astronauta que lembra uma das primeiras campanhas da MTV EUA.
  • EMA (Europe Music Awards): ocorre anualmente no mês de novembro na Europa. Foi criado como revanche ao VMA e é considerado o segundo maior prêmio da MTV.
  • VMB (Vídeo Music Brasil): é a premiação realizada no Brasil.
  • MTV Movie Awards: este prêmio é voltado para o cinema e qualifica os melhores filmes anualmente.

Em março deste ano, a Sony começou negociações com o diretor Brett Ratner (Roubo nas Alturas) a fim de produzir um filme que contará a audácia da MTV na história da televisão e da música. Porém, as informações sobre este projeto ainda são nebulosas.

Confira o primeiro videoclipe exibido na MTV americana:

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!