Morre aos 96 anos o inventor do controle remoto para TV

Trocar de canal debaixo das cobertas ou no conforto do sofá com apenas com um clique no controle remoto é algo habitual para a maioria das pessoas. Porém, muitos não sabem que quem nos permitiu tal sedentarismo foi o engenheiro americano Eugene Polley, que morreu no domingo (20/05) aos 96 anos, nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pela Zenith Electronics, empresa onde Polley atuou como engenheiro durante anos. Segundo o porta-voz da empresa, John Taylor, Polley morreu de causas naturais no estado de Chicago.

Eugene Polley obteve 18 patentes nos EUA ao longo dos seus 47 anos de carreira dentro da empresa Zenith Eletronics, que hoje pertence a LG. Mas ele ficou conhecido por inventar o sistema do comando de televisão sem fios, o controle remoto. Em 1955, apresentou a ferramenta Flash-Matic, um revólver de luz que entrava em sintonia com a televisão alterando canais, volume e acionamento do aparelho à distância. Para utilizar corretamente a pistola o usuário deveria “mirar” precisamente para a televisão, ajustando o ângulo para ser eficaz.

No início, o Flash-Matic era um item de luxo, porém com o crescimento do número de canais de televisão e emissoras, o apetrecho se tornou uma necessidade utilizada pela maioria das pessoas que assistem TV até os dias de hoje. A invenção do controle remoto  revolucionou a maneira de assistir televisão.

Fonte: O Globo / Terra.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!