Glossário da televisão

Elaboramos um glossário com as palavras e siglas mais utilizadas na área de televisão. Com a implantação da TV digital aberta, muitos termos, como ginga, DTVi, HDMI etc, estão sendo bastante fomentados pelos meios de comunicação.  Mas, você sabe o que a maioria deles significa? Se a resposta for não, então você está no lugar certo. Lembrando que este post será constantemente atualizado.

CRT – Sigla de “Cathode-ray tube”, ou “tubo de raios catódicos”. Esse era o tipo padrão de televisores e monitores antes do surgimento das novas tecnologias. No Brasil, os usuários de TVs e monitores de CRT ainda são maioria, mas isso tem mudado diariamente, com a popularização do Plasma e do LCD. O formato da tela tem a proporção 4:3 (4 de largura por 3 de altura) (TecMundo).

Conversor – aparelho responsável por converter o sinal analógico em digital. Alguns televisores já vem equipados com conversores, quando isso não ocorre o consumidor deve comprar um conversor separadamente. Sem conversor, não há como receber o sinal digital.

Crosstalk – efeito ótico que ocorre nas televisões 3D, quando um olho vê uma parte da imagem destinada ao outro olho. Esse efeito borra detalhes mais finos e prejudica a profundidade e o contraste do 3D (Fonte: Gizmodo Brasil).

Coaxial: Cabo utilizado para transmitir sinais UHF até o televisor.

DTVi: selo que identifica televisores e conversores digitais com interatividade.

HD – sigla em inglês para high definition, ou alta definição.

HDMI – sigla para High-Definition Multimedia Interface. Cabo utilizado para transmitir o sinal digital para a sua televisão. Trata-se da melhor maneira de conectar dispositivos que transmitam imagens em alta definição (TecMundo).

Full HD – Termo comercial para designar os televisores que suportam a resolução máxima disponível no mercado. Atualmente a resolução máxima é de 1080 linhas (TecMundo).

Ginga – tecnologia que permite a interatividade e conectividade nos televisores. Saiba mais aqui.

LCD – “Liquid Crystal Display” (tela de cristal líquido). Esse tipo de tecnologia já é utilizado há vários anos em produtos eletrônicos. Posteriormente foi aplicada aos monitores de computador, que foram uma revolução, pois eles só têm vantagens em relação ao CRT (TecMundo).

Plasma – A tela de plasma é composta por várias células minúsculas que contêm uma mistura inerte de gases nobres. As células ficam alocadas no meio de dois painéis de vidro. O gás dentro das células é eletricamente transformado em plasma, que excita o fósforo e, por conseqüência, emite luz (TecMundo).

TDT – sigla para televisão digital terrestre.

TV digital – televisores que captam sinais digitais através de conversor, antena UHF ou receptor digital embutido.

UHF – sigla em inglês para Ultra High Frequency, ou Frequência Ultra Alta, que indica a faixa de frequências de 300 MHz até 3 GHz. É a frequência dos televisores com recepção de sinal digital aberto.

VHF – sigla em inglês para Very High Frequency, ou Frequência Muito Alta. É a faixa de freqüências que vai de 30 MHz até 300 MHz.

Veja artigos relacionados

Comentários (1)

Johnf397 says:

As I web site possessor I believe the content material here is rattling great , appreciate it for your hard work. You should keep it up forever! Good Luck. gbefebecgdea

Deixe o seu comentário!