Diferenças entre HDTV e Full HD

Muito se fala em televisores HDTV e transmissão de alta definição – cada dia que passa temos um novo aparelho circulando nas lojas, conforme a tecnologia vai evoluindo. Por isso, é muito fácil se perder diante desse grande volume de informações sobre qualidade de imagem. O portal WebTelevisão foi atrás e desvendou tudo sobre transmissões HD. Confira:

O que é HDTV e Full HD?

A sigla HDTV significa High-Definition Television. Nos aparelhos de alta definição encontramos uma resolução de 1280×720 (horizontal e vertical). Quando falamos em “linhas”, entenda-se conjunto de pixels.
Pixels são aqueles pequenos pontos que visualizamos bem próximo da tela, que formam a imagem.
Já, um aparelho HDTV com Full HD chega a resoluções maiores: 1920×1080 (horizontal e vertical). Ou seja, qualidade da imagem mais nítida e clara. Para se ter uma ideia, a TV analógica chega a apenas 480 linhas de resolução.

Como utilizar a tecnologia Full HD?

Para usufruir dos benefícios de uma televisão Full HD não basta apenas comprar um televisor com esta tecnologia. Outros itens devem estar alinhados simultaneamente para a transmissão em alta resolução se dar por completo.

Todas as ferramentas de exibição de um televisor precisam trabalhar juntas. Isto é, desde o sinal das emissoras, aparelho de televisão, conversor digital, tipo de som emitido (Dolby Digital 5.1) até o tamanho da tela (a partir de 50” é ideal).
Se o caso for o uso de uma mídia externa, como um filme em DVD, o aparelho em questão deverá ser Blue-Ray, Playstation 3 ou HD-DVD. A distância do display também interfere no resultado.

Seguindo estes passos, alcançamos a resolução máxima Full HD. Cabe ao consumidor avaliar a real necessidade do aparelho e a gama de ferramentas que irá utilizar no dia-a-dia.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!