Dia internacional das Telecomunicações

Hoje é comemorado o Dia Internacional das Telecomunicações. A data de 17 de abril foi escolhida porque neste dia, em 1985, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Você sabe a origem da palavra “telecomunicação”?  “Tele”, em grego, significa distância e a palavra comunicação deriva do latim “communicare”, que significa tornar comum, portanto, telecomunicação nada mais é do que levar o conhecimento através da distância. Tudo começou com o telégrafo e, a partir daí, outros tipos de equipamentos foram criados para compor a telecomunicação, como por exemplo, o rádio, celulares,  televisão e internet.

Criada por cientistas americanos, japoneses e europeus, em meados de 1920, a televisão revolucionou as telecomunicações. No Brasil, ela chegou apenas em 1950, mas foi popularizada a partir dos anos 60. Ela teve a ainda tem um papel fundamental dentro do desenvolvimento da comunicação, pois está presente na maioria dos lares brasileiros.

Sabemos que a televisão tem um papel social que nem sempre é seguido pelas emissoras. Por estar presente nos lares de todas as classes sociais, as grandes emissoras poderiam manter uma programação balanceada,  na qual a cultura, educação e serviços deveriam ser prioridades. Porém, não é o que acontece na maioria dos casos. As grandes emissoras  da TV aberta oferecem uma programação desproporcional, fazendo com que o telespectador se habitue a assistir programas com conteúdo duvidoso e superficial, em que temas de interesse público acabam ficando de lado.

Contudo, apesar dos pesares, a TV comunica e conecta as pessoas neste mundo globalizado em que vivemos. Com a implantação do sinal digital aberto e gratuito no Brasil, especula-se que haverá uma tendência de democratização da produção e distribuição do conteúdo televisual. Agora nos resta esperar para ver.

Leia também: Como assistir à TV Digital

Fonte: Tecmundo e  Smart Kids

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!