DF: Oficina de Desenvolvimento em TV Digital Interativa

Taguatinga (DF) – Entre os dias 11 e 18 de junho o grupo Ginga-DF irá promover, em Taguatinga, a Oficina de Desenvolvimento em TV Digital Interativa, que terá como foco o desenvolvimento de aplicativos de interatividade para TV Digital.

Leia: O que é o Ginga?

A oficina integra a programação do 10º Festival Taguatinga de Cinema e será gratuita. Na ocasião serão abordados assuntos como o Sistema Brasileiro de TV Digital, arquitetura do middleware Ginga, ambiente e desenvolvimento de aplicações em NCL, entre outros.

São oferecidas 15 vagas, das quais cinco são destinadas a alunos do CEMEIT (Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga), duas são para quem retweetar, até o dia 8 de junho, a hashtag #SeminarioGingaDF no Twitter, e as oito vagas restantes são para alunos de escolas públicas.

As inscrições são feitas diretamente no site do grupo Ginga-DF, e o participante pode optar por se inscrever somente no Seminário de TV Digital ou na oficina + Seminário. Saiba mais sobre o seminário.

Para participar o aluno não precisa necessariamente ter conhecimentos prévios de programação. No entanto, são desejáveis, mas não obrigatório, noções de HTML e/ou algum conhecimento com produção de conteúdo. Ao final da oficina os alunos receberão bloco de anotações, caneta, DVD e uma série de livros sobre TV digital.

Entrevista

Conversamos com o instrutor da oficina e coordenador do Ginga-DF, Watson Odilon, que falou sobre a importância de se discutir a questão da TV Digital junto à sociedade.

Web Televisão – A oficina é voltada, principalmente, a alunos do ensino médio. O que motivou a escolha deste público?

Watson: A filosofia do Ginga-DF é trabalhar com inclusão social. Aqui no Distrito Federal ainda não tivemos nenhum exemplo de cursos de qualificação que fosse totalmente de graça e totalmente voltado para o conteúdo de TV digital. As pessoas envolvidas neste projeto residem em Taguatinga e nada mais justo que colaborar com a cidade, promovendo o desenvolvimento e trabalhando junto à comunidade através das escolas. Lembrando que também estamos chamando empresas envolvidas neste processo de digitalização, mostrando o mercado que estão trazendo para a gente.

Web Televisão – Durante a oficina os alunos vão aprender as linguagens NCL e Lua. Fale um pouco mais sobre as duas.

Watson: NCL e LUa são linguagens de programação que geram aplicativos de interatividade para TV digital. Noto que ainda não há demanda expressiva para o desenvolvimento de aplicativos, as emissoras parecem ainda não entender por completo como funciona a interatividade e como ela pode ser usada. Há também escassez de profissionais qualificados nessa área. Dessa forma, na oficina vamos ensinar os alunos a desenvolver nestas duas principais linguagens, NCL e LUA. A intenção é fazer com que eles desenvolvam aplicativos, como a tabela do campeonato brasileiro, por exemplo.

Web Televisão – O desligamento do sinal analógico no Brasil está marcado para 2016. Você acha que o país está se preparando adequadamente para esta transição?

Watson – É complicado saber se, de fato, está ou não. Isto depende um pouco da indústria, das grandes empresas, de quererem alavancar isso tudo. Por exemplo, os televisores já deveriam vir embarcados com o Ginga até o final deste ano. No entanto, conseguiram adiar o prazo para o ano que vem. Além disso, não se vê nenhuma  divulgação ostensiva sobre a TV digital. Afinal, o que as pessoas sabem sobre isso?

Serviço

O que: Oficina de Desenvolvimento em TV Digital Interativa NCL e Lua.
Quando: 11 a 18 de junho 2012.
Onde: Laboratório de Informática do CEMEIT, localizado na QNB 01 Área Especial 01 – Taguatinga Centro.
Quanto: gratuito.
Carga horária: 32h, incluindo as oito horas do Seminário do dia 17/06.

Para maiores informações acesse www.gingadf.com.br

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!