Como funciona a televisão?

televisão a cores

A televisão já está tão inserida na vida da gente que raramente alguém se pergunta como ela funciona. Se você tem essa dúvida, nós vamos te ajudar a esclarecê-la. Vamos explicar de maneira simplificada o funcionamento básico de um televisor, independente da tecnologia ou do tipo de tela.

É tudo ilusão de ótica

Princípio 1 –  A imagem no seu televisor é formada por pequenos pontos, chamados de pixels. Nas TVs mais antigas, se você se assistisse televisão a uma distância muito curta do aparelho, era possível notar os pixels, as imagens ficavam granuladas, como na imagem abaixo.

Imagem: How Stuff Works

Nas TVs de LED, por exemplo, os pixels não emitem luz. Em termos práticos, como se fossem obturadores, nas televisões de LED os pixels controlam a saída da luz.

Princípio 2 – Outro princípio básico é a formação de imagens em movimento, que são resultado da sobreposição de vários quadros em ritmo acelerado, de forma que o cérebro não consiga captar a mudança de um quadro para outro.

No vídeo abaixo você saberá mais sobre o funcionamento da televisão:

Como as imagens chegam até o seu televisor?

As imagens são captadas pelo televisor por meio de ondas eletromagnéticas (hertzianas), microondas (MMDS – Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais), cabo ou satélite. Para receber esses sinais a televisão precisa de antenas VHF ou UHF, decodificadores, antenas parabólicas, etc.

Imagem: Anatel

No caso do sinal digital aberto, a recepção é feita via antena UHF, mas para isso a TV precisa de um conversor digital integrado ou avulso. O som e a imagem são transformados em bits

Fonte: How Stuff Works, Anatel

Você tem informações para acrescentar? Contribua e nos envie sugestões.

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!