Como assistir à TV digital?

Atualizado em 02/07/2012

Você acabou de comprar uma TV novinha, com 40 e tantas polegadas, tela de LED e acha que só isto basta para assistir televisão com toda a qualidade do sinal digital? Saiba que só estes fatores podem não ser suficientes para que isso aconteça. Por isso, fique atento às dicas abaixo.

Histórico e vantagens da TV Digital

Desde os anos 90 o governo brasileiro estuda as melhores formas de implantação da TV digital gratuita. A primeira transmissão digital ocorreu em 2007 e a previsão é de que até 2016 quase todo o terrítório nacional esteja sob cobertura do sinal digital.

O padrão brasileiro de televisão digital é o SBTVD, inspirado no padrão japonês. Um dos principais diferenciais desse padrão em relação aos outros é a possibilidade de recepção do sinal digital por dispositivos móveis (TV portátil, celular, etc) gratuitamente.

Ao contrário do sinal analógico, que tem transmissão por ondas hertzianas, o sinal digital é transmitido através de códigos binários, semelhante aos computadores. Isto permite maior capacidade de transferência simultânea de dados, como imagens, sons e conteúdo interativo em um mesmo canal, e ainda elimina ruídos, chuviscos e aquele efeito fantasma muito comum nas TVs de tubo.

Agora que você já sabe como funciona e quais as vantagens da TV digital, para assisti-la você vai precisar de:

– televisor com conversor digital integrado ou avulso;
antena UHF interna ou externa (dependendo do caso);
– a região onde você mora deve estar dentro da cobertura do sinal digital aberto, e mesmo assim pode ser que alguns canais não estejam disponíveis. No site DTV.org você pode consultar toda a amplitude da cobertura do sinal digital no país. Consulte aqui.

Conversores Digitais

Exemplo de conversor digital

Os conversores digitais podem ser usados em qualquer tipo de televisão (tubo, plasma, LCD ou LED). No entanto, no caso da TV de tubo, estas só terão a capacidade de reproduzir imagens no formato 4:3 (quadrado) e com resolução de no máximo 480 linhas. Se a sua TV não dispõe de conversor digital integrado, basta comprar um avulso e instalar.

Antena UHF ( Ultra High Frequency)

Seja interna ou externa, para captar o sinal digital gratuito é necessário ter esta antena.

Alguns mitos sobre a TV digital

 HD X TV Digital

Uma coisa não tem necessariamente a ver com a outra. Dizer que uma TV é HD não significa que ela receba automaticamente o sinal digital. A sigla HD indica a resolução da imagem, geralmente cotada em 1280×720, no formato 16:9 (widescreen). No entanto, é preciso que o programa tenha sido produzido e transmitido nessa resolução e que o televisor também a suporte. Leia: Diferenças entre HDTV e Full HD.

Interatividade X TV Digital

Para desfrutar da interatividade no seu televisor, ele precisar ter o Ginga integrado e o conteúdo transmitido pelas emissoras deve ser interativo. Os televisores com interatividade devem vir com o selo DTVi.

Tipos de conversores

ISDB-Tb: capta sinais de HDTV em qualquer tipo de TV.

One-seg: conversores responsáveis pelos sinais móveis e portáteis recebidos pelos celulares, mini TVs ou penTVs, que possibilita mobilidade e portabilidade.  A resolução de vídeo no one-seg é de 320 linhas.

Fontes: Painel do Hardware, DTV.org, TV Globo Digital,

Você tem algo a acrescentar sobre esse assunto? Envie-nos sua sugestão.

Veja artigos relacionados

Comentários (3)

luca says:

moro EM SC,diz la que a emissora é rbs e afiliado globo é claro,mas se eu comprar esta antena aqui http://www.americanas.com.br/produto/110113751/antena-digital-passiva-dobravel-sdv1225t/55-philips?epar=zoom&opn=YYNKZU vai adiantar alguma coisa a melhora do sinal,e no caso da coisa da rbs,somente ira pegar a globo ou ela só transmite todos os canais sbt,record,band,rbs,etc.

Por Favor,responda o mais breve possivel.OBRIGADUUUUU!

tverdenovo says:

Luca, demos uma olhada na descrição deste produto e vimos que essa antena também tem recepção UHF para sinal digital. Ou seja, se todas essas emissoras possuem sinal digital na sua cidade, a antena deverá captar o sinal. Sugiro que você leia o conteúdo do link abaixo para se informar um pouco mais: http://www.dtv.org.br/index.php/cinco-dicas-para-comprar-e-instalar-a-antena-de-tv-digital/
Espero ter ajudado.

ailton says:

Da para assistir a FOX Sports por esse site http://www.tvhd.com.br

Deixe o seu comentário!