A mulher e a Televisão Brasileira

Desde o início, quando a televisão chegou ao Brasil, em 1950, a mulher sempre teve um papel importante em seu desenvolvimento. Na programação televisiva, o espaço feminino é composto por várias funções: atrizes, apresentadoras, jornalistas e garotas-propaganda e isto. A presença feminina constante na televisão brasileira possibilitou  que a sociedade pudesse debater o papel da mulher. Com o passar dos anos o formato televisivo foi se adaptando às mudanças sociais, políticas e étnicas.

Com o tempo muitos programas voltados ao público feminino surgiram, focando principalmente temas sobre culinária, moda e decoração. Atualmente a televisão brasileira tem um canal exclusivo para o público feminino, o GNT (Globosat News Television). Este canal foi criado em 1991 com propósito jornalístico. Porém, com o surgimento da Globo News em 1996, o GNT perdeu força. Em 2003 o GNT adotou um novo posicionamento mudando seu formato. Hoje em dia ele é voltado para as mulheres. Os principais temas tratados são moda, design, comportamento e bem-estar – tudo isso abordada de forma leve e descontraída.

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