75% das TVs produzidas no País em 2013 terão interatividade

Governo divulgou cronograma de instalação do software ‘ginga’ em TVs 

A partir do próximo ano, 75% das TVs de tela fina produzidas no Brasil terão que vir equipadas com um sistema que garante a interatividade na transmissão da TV digital. O cronograma de instalação do software “ginga”, definido pelos ministérios do Desenvolvimento e Ciência e Tecnologia, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

De acordo com a portaria, os fabricantes de televisores estão dispensados de incluir o software nos aparelhos produzidos no primeiro semestre deste ano. De julho a dezembro, a instalação do sistema é opcional. A partir de janeiro de 2013, entretanto, o porcentual de 75% passa a ser obrigatório. Em 2014, ano da Copa do Mundo, 90% dos televisores de tela fina fabricados no Brasil terão que contar com o software.

Havia uma grande apreensão entre os fabricantes de televisores em relação ao cronograma que seria exigido pelo governo. O temor era que a obrigação de instalação do software já valesse a partir de julho deste ano. Representantes de dez indústrias se reuniram em meados de janeiro na sede da Associação Nacional de Produtos Eletrônicos (Eletros), conforme revelou o jornal O Estado de S.Paulo, para discutir a questão e chegaram à conclusão de que se a opção do governo fosse pela inclusão do ginga ainda neste ano, eles iriam questionar a medida na Justiça.

O plano inicial proposto pela indústria era incluir o ginga em 10% das TVs conectadas, com acesso à internet, a partir de outubro, subir esse índice para 50% em janeiro de 2013 e atingir 95% em 2014.

FONTE: Estadão

Veja artigos relacionados

Comentários (0)

Deixe o seu comentário!