1º de Abril: 10 Filmes sobre grandes e pequenas Mentiras

1º de Abril: 10 Filmes sobre grandes e pequenas Mentiras

1 de abril de 2019 0 By tverdenovo

Por Redação WebTelevisão

1-DE-ABRIL-FILMES

A mentira faz parte do ser humano e de sua História, e isso não seria diferente na tela da televisão e do cinema com os filmes e outras obras da ficção. Por isso, neste 1º de Abril, fizemos uma lista com 10 filmes sobre grandes e também pequenas mentiras, dos mais antigos aos mais atuais.

Alguém aí aposta algum título que esteja em nossa lista?

Apesar das histórias desenvolvidas nos filmes serem mentiras, essa informações aqui do blog são de VERDADE, ou seja, os títulos abaixo envolvem a temática MENTIRA. Entendeu, né?

Confira as obras abaixo, que estão dos mais antigos aos mais recentes:

True Lies (1994)

true-lies-filmeUma história com uma mentira atrás da outra. A trama retrata a vida de um agente secreto americano que mente para sua mulher que trabalha vendendo computadores. O personagem, vivido por Arnold Schwarzenegger, acaba arrastando sua esposa frustrada (Jamie Lee Curtis) para seu perigoso mundo em uma tentativa de proporcionar as emoções que ela anseia após descobrir que ela se envolve com um espião que na verdade é um vendedor de carros.

Ação, suspense e umas pitadas de comédia tudo junto!


Os Suspeitos (1995)

os-suspeitos-filmeBryan Singer, diretor de Bohemian Rhapsody, foi a grande revelação de 1995 com essa obra. O filme, que tem toda a sua força narrativa ligada à mentira, não dá muitos detalhes, a mentira está impregnada em cada frame dessa obra que apresentou o ator Kevin Spacey ao mundo, outro artista que hoje também sofre com o ostracismo devido a acusações de agressão sexual, assim como Singer.

Mas resumindo o enredo: Um detetive interroga um dos únicos sobreviventes de uma explosão no cais que provocou uma série mortes. O suspeito conta uma história sobre os eventos que levaram ele e mais quatro criminosos ao local do crime, deixando dúvidas sobre a verdade.

O Mentiroso (1997)

o-mentiroso-filmeDepois que o desejo de aniversário de seu filho se torna realidade, Fletcher, o advogado mentiroso vivido por Jim Carrey só consegue falar a verdade durante 24 horas. O mundo do protagonista começa a se transformar em um caos quando ele começa a ser sincero sobre tudo o que sente e pensa, e justo no dia em que está impossibilitado de mentir, tem que defender um importante caso no tribunal, agindo como advogado de uma mulher fútil e interesseira que traiu o marido e agora está sendo acusada por ele de adultério.

Risadas na certa!


Eles vivem (1998)

eles-vivem-filmeUm dos filmes mais cult de um dos diretores mais cult do cinema americano, “Eles Vivem”é o auge da crítica aos mitos do capitalismo vindo da Terra do Tio Sam. O cineasta John Carpenter não poupa ninguém nessa ficção científica que conta a história de Joe Nada (vivido pelo lutador Roddy Piper), um andarilho em busca de emprego que descobre uma caixa de óculos escuros que revelam a verdadeira face da sociedade dominante.

Ótima recomendação se você está por ver um filme mais antigo.


O Show de Truman (1998)

o-Show-de-Truman-filmeE se a sua vida toda fosse uma mentira? Esse é o assunto principal de O Show de Truman, um dos grandes sucessos do final dos anos 90 que fazia uma crítica à onda de reality show que começava a ganhar espaço na TV na época. O filme, dirigido pelo veterano cineasta australiano Peter Weir e protagonizado mais uma vez por Jim Carrey no auge de sua carreira, continua sendo muito atual (vide redes sociais), e mostra como podemos viver em uma sociedade baseada em mentiras.

Assista ao filme para entender melhor e ver como ele faz sentido ainda hoje.


Matrix (1999)

matrix-filmeDepois do sucesso dessa ficção científica que se tornou um ícone, o termo “matrix” virou sinônimo para ilusão. Uma vida virtual onde nada é real e que a humanidade vive, mesmo que sem querer, uma grande mentira. No filme há uma famosa cena em que o personagem Morpheus (Laurence Fishburne) apresenta a Neo (Keanu Reeves) duas pílulas, uma azul e outra vermelha. Dependendo de qual ele escolher engolir, ele conhecerá a dura realidade ou continuará a viver “feliz” na mentira.

Não seria muito difícil escolher, né?


A Vila (2004)

a-vila-filmeTodos os filmes do diretor  M. Night Shyamalan trazem algum tipo de reviravolta, mas a de A Vila – que  assim como as obras acima, é baseada em uma grande mentira – é uma das mais marcantes. O filme faz uma grande crítica à sociedade ao retratar a vida dos habitantes de uma comunidade que se isolam do mundo ao redor por medo, vivendo em um ambiente que não condiz com a realidade.

Algo que os Estados Unidos viviam na pele do pós-11 de setembro e uma questão que segue muito atual na América de Donald Trump. O clímax do filme ganha espaço quando um menino sai da vila para uma cidade próxima em busca de remédio para uma das moradoras do local.

Desejo e Reparação (2007)

desejo-reparação-filmeO filme é uma bela adaptação do incrível livro do escritor inglês Ian McEwan, revelando James McAvoy e uma ainda muito jovem Saoirse Ronan. O Drama/Romance mostra como uma mentira pode arruinar a vida das pessoas no momento em que retrata a dois jovens amantes que são separados por conta de uma mentira inventada por Briony, irmã caçula e ciumenta da jovem Cecilia.

Entre os muitos prêmios que recebeu, a produção, que tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial, conquistou o Globo de Ouro e o Bafta de Melhor filme em 2008.


Dúvida (2008)

duvida-filmeEm tempos onde as fake news ainda são recorrentes, um dos filmes que mais exibem a força de um boato é Dúvida. Essa verdadeira batalha de grandes interpretações de Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman conta a história de uma freira diretora de um colégio católico, odiada pelos alunos, que suspeita das verdadeiras intenções de um padre, que é o mais popular professor do colégio.

Ela começa então uma luta pessoal contra o sacerdote, apesar de não ter provas suficientes sobre abuso infantil. Vale a pena assistir ou ver de novo!

A Mentira (2010)

a-mentira-filmeUm filme para adolescente não poderia faltar! Na trama, Olive, personagem de Emma Stone, é estimulada pela popular melhor amiga a revelar detalhes de seu fim de semana entediante. Ela, que é uma adolescente certinha, decide apimentar um pouco os detalhes contando uma pequena mentira sobre a perda de sua virgindade.

Quando a bisbilhoteira da escola ouve a conversa e espalha para todo o campus, Olive fica famosa repentinamente, mas pelas razões erradas. Comédia de cunho clichê, mas que rendem boas risadas!

Você lembra de mais algum filme que envolva histórias referentes ao tema MENTIRA? Compartilhe com a gente abaixo nos comentários!